segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Uso do Queijo na Dieta Dukan

Os queijos são alimentos fundamentais para uma vida saudável. A composição nutricional dos queijos depende, em grande parte, do tipo de leite e da tecnologia utilizados na fabricação do produto. A maioria dos queijos destaca-se por possuírem:





Elevado teor de proteínas;

Cálcio - que é essencial para a manutenção da massa óssea;

Minerais - fósforo, zinco, iodo, selênio e potássio;

Vitaminas - principalmente A, B2, B9, B12, D, E;

Efeito probiótico – ajuda no desenvolvimento de bactérias benéficas ao intestino, além de atuar na prevenção do desenvolvimento de bactérias maléficas;

Reduzido teor de lactose - os queijos em geral têm teor reduzido de lactose, se comparado ao leite fluido, conforme o processo de fabricação do queijo parte da lactose vai sendo degradada.


Na Dieta Dukan nós priorizamos o consumo de queijos magros, com baixos teores de gorduras. Para escolher o queijo correto basta observar no rótulo do produto a quantidade de Gorduras Totais (%VD). Você pode tanto considerar o valor que é mostrado no rótulo ou ainda fazer o seguinte cálculo:


Gorduras Totais (em gramas) da embalagem do produto multiplicado por 100 (cem). O resultado deverá ser dividido pela porção (em gramas) indicada na embalagem.


Exemplo:
Queijo Frescal Ultrafiltrado da marca Polengui® :

Gorduras Totais (em gramas) da embalagem do produto = 3,6g
Porção (em gramas) indicada na embalagem = 50g

Iremos calcular 3,6 x 100 ÷ 50 que resulta em 7,2 ou seja, este queijo possui 7,2% de Gorduras Totais



Com isso:

Queijos com 0% ou até no máximo 3% de Gorduras Totais podem ser consumidos livremente em todas as fases da dieta. Se enquadram nesta categoria: Frescatino® 0% de gordura, Cottage light (Taeq®, Balkis®), Pasta de Cottage light (Taeq®, Balkis®), Requeijão 0% (Danúbio®), Queijo Frescal Ultrafiltrado zero (Danubio ®), Coalhada (Vigor®);


Queijos com o percentual de Gorduras Totais acima de 3% até no máximo 7% podem ser consumidos como um Alimento Tolerado a partir da fase de cruzeiro, a porção seria de 30g (1 fatia fina) para queijos de fatiar e 40g para requeijão (1 colher de sopa cheia). Se enquadram nesta categoria: Polenguinho light (Polenghi®), Creme de Ricota Light (Balkis®), Ricota Fresca (Tirolez®), Creme de Ricota (Polenghi®);


Queijos com o percentual de Gorduras Totais acima de 7% podem ser consumidos na fase de consolidação, onde é permitido o consumo diário de 40g (1 fatia média) de qualquer tipo de queijo. Priorize os queijos mais magros (com até 40% de Gorduras Totais) mas se quiser saboriar um queijo mais gorduroso, saiba que é permitido, basta não ultrapassar a quantidade recomendada. Se enquadram nesta categoria: Queijo Frescal Ultrafiltrado (Polenghi®), Mussarela (Tirolez®, Sadia®), Queijo Prato (Tirolez®, Sadia®), Requeijão Cremoso (Tirolez®, Fazenda Bela Vista®), Requeijão Cremoso Prato (Polenghi®), Queijo Minas (Tirolez®, Fazenda Bela Vista®), Queijo Coalho (Tirolez®), Queijo Parmesão (Fazenda Bela Vista®, Faixa Azul®), Cream cheese (Polenghi®).

Fonte Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário