segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Os benefícios do hamburguer caseiro

Em busca de maior facilidade na cozinha, cresce cada vez mais o número de adeptos aos alimentos industrializados, porém é preciso ter cuidado com estes alimentos! Eles contém uma grande quantidade de aditivos em sua composição, como: antioxidantes para evitar a deterioração da comida, acidulantes, adoçantes e aromatizantes para ressaltar o sabor e odor, e esconder o gosto ruim de outras substâncias químicas, corantes e espessantes para alterar a cor e aparência do alimento, deixando o produto final colorido, adocicado, cremoso, macio e com cheiro ótimo, além de conter uma alta quantidade de gordura e sódio que causam diversos malefícios à nossa saúde, justificando assim, a sua proibição durante a Dieta Dukan.


De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário de sódio deve ser de menos de 2 gramas por dia, equivalente a uma colher de chá ou cinco gramas de sal. Em quantidades maiores do que a recomendada, o sal aumenta a pressão arterial, elevando os riscos de sofrer um enfarte ou desenvolver problemas circulatórios. Além disto, contribui para o aparecimento e agravamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como a hipertensão arterial. Um hambúrguer industrializado contém, em média, 701 mg de sódio para cada 100g de produto.


Uma excelente solução para evitar o consumo destes ingredientes, seriam os hambúrgueres caseiros. Preparado em casa, ele terá menor quantidade de gordura, colesterol, sódio, aditivos e calorias totais.


Na dieta Dukan são recomendados apenas, os hambúrgueres caseiros. Você pode prepara-los de acordo com os ingredientes permitidos para sua fase. Veja abaixo uma receita que pode ser consumida em todas as fase da dieta Dukan.

Ingredientes:
• 1 kg de carne moída
• 1 cebola média picada
• 1 dente de alho amassado
• Noz moscada a gosto
• 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
• Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Em uma tigela misture todos os ingredientes. Depois faça bolas com a carne - como almôndegas grandes. Sobre uma tábua, achate as bolas e modele-as para ficarem em formato de hambúrguer e leve-as à geladeira por, no mínimo, 1 hora, para a carne ficar mais firme e incorporada. Depois do descanso na geladeira, estão prontos para serem grelhados.

FONTE: Dieta Dukan Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário