segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Farelo de Aveia - O Aliado Indispensável da Dieta Dukan

O farelo de aveia é extraído a partir da camada externa do grão de aveia, a parte mais rica em fibras da aveia. As fibras do farelo de aveia são as beta-glucanas, fibras solúveis que reduzem o colesterol total sanguíneo e mais importante, o colesterol ruim; além disso, proporcionam alterações nas funções gastrointestinais, aumentam a sensação de saciedade e a massa fecal, diminuindo assim o desconforto causado pela constipação intestinal. Estudos comprovam que dietas ricas em fibras reduzem o risco de doenças cardiovasculares e de algumas doenças crônicas como úlcerapéptica, doença de Crohn e colite ulcerosa.


O farelo de aveia pode ser consumido de diversas formas, como por exemplo: os biscoitos, eles se destacam pela facilidade de preparo e consumo, além das características nutricionais do produto. O farelo de aveia é um ingrediente super versátil e pode ser adicionado a iogurtes, vitaminas, massas doces e salgadas, bolos, pães, sopas, etc. Um uso bem conhecido desta maravilha é na preparação de mingau, mas sempre respeitando a quantidade permitida para cada fase.


O farelo de aveia ou Oat Bran, como também é encontrado, é o alimento-chave da Dieta Dukan, este deve ser ingerido acompanhado de consumo de água suficiente para que ocorra a formação adequada do bolo fecal e assim funcionamento intestinal regular. Uma característica importante na dieta é a sua capacidade de absorver água, tornando a digestão mais lenta, o que proporciona sensação de saciedade prolongada, ele também absorve calorias provenientes de outros alimentos que são eliminadas através das fezes.



Em todas as fases da Dieta Dukan o farelo de aveia é essencial, para cada fase há um quantidade diária estipulada:

Ataque - 1,5 colher de sopa/dia

Cruzeiro - 2 colheres de sopa/dia

Consolidação - 2,5 colheres de sopa/dia

Estabilização - 2,5 colheres de sopa/dia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário