segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Quinoa - A partir da Consolidação




A quinoa ou quínua, é um cereal originário da Cordilheira dos Andes, este grão possui proteínas de alto valor biológico, cada grão contém cerca de 20 aminoácidos diferentes além de vitaminas, minerais e fibras.


Entre os nutrientes, destaca-se a vitamina C, a vitamina E, vitaminas do complexo B e os minerais ferro, cálcio, zinco e fósforo, o que deixa a quinua bem a frente se comparada com outros cereais como arroz, trigo e milho. Por ser rica em proteínas, ela auxilia no fortalecimento muscular.


A quinoa pode ser consumida à partir da fase de consolidação como um alimento feculoso. É um ótimo alimento por seus nutrientes lembrarem a nossa dupla “arroz e feijão” – que juntos também fornecem proteínas de alto valor biológico.


Uma porção de quinoa cozida equivale a 1 xícara de chá. O grão da quinoa triplica de tamanho quando cozido e o preparo é muito parecido com o do arroz: cozinhar 1 parte de quinoa para 2 partes de água. Uma dica importante para preparar a quinoa é lava-la antes do preparo, isso elimina substâncias tóxicas.


Depois de cozida ela pode ser servida fria com salada, em pratos quentes, substituindo o arroz por exemplo e também em pratos doces. Se germinada, pode ser consumida crua, acompanhando frutas ou iogurte. Atualmente encontramos diferentes versões de quinoa, além do grão, há as versões em farinha, em flocos e além do macarrão de quinoa, que não contém glúten.

Fonte Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário