segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sódio, o vilão da Dieta

O sódio é um elemento de origem mineral que unido a outro elemento, o cloro, forma o cloreto de sódio, ou como é conhecido o sal.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo de sódio por pessoa não deve ultrapassar 2 gramas ou 2.000 mg por dia, o que equivale a 5g de sal (40% do sal é composto por sódio).


O sódio é um nutriente essencial para o nosso organismo: ele contribui para a regulação osmótica dos fluídos, atua na condução de estímulos nervosos e na contração dos músculos. Porém, consumi-lo excessivamente está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais, entre outras doenças que estão entre as primeiras causas de internações no mundo, além de poder ocasionar também a estagnação de peso. Na Dieta Dukan em casos de estagnação de peso e retenção hidríca o recomendado é reduzir o consumo de sódio, portanto evite consumir alimentos que possuam grande quantidade do mesmo. Vamos citar agora alguns exemplos de alimentos ricos em sódio: frutos do mar, alimentos enlatados, conservas como o picles, palmito, azeitona, embutidos e defumados. Fique atento na quantidade de sódio que está consumindo diariamente.


Você sabe dizer qual a quantidade de sal que está consumindo de um alimento?


Para saber o total de sal que está consumindo de um produto, é necessário multiplicar a quantidade de sódio por 2,5.


Observe o exemplo a seguir:

1 pacote de macarrão possui: 1760mg de sódio (essa informação vocês encontra na tabela nutricional).
Para verificarmos o quanto representa em sal devemos fazer o seguinte cálculo:
1760mg x 2,5= 4400mg
4400mg ÷ 1000= 4,4 gramas de sal ou 1,76 gramas de sódio


Como sugestão para mudar o hábito alimentar de quem costuma adicionar muito sal nos alimentos, por exemplo na hora de temperá-los, sugerimos utilizar o 'sal verde', que é nada além de uma mistura de ervas e sal marinho ou grosso. No momento em que a pessoa usa as ervas, automaticamente já consegue reduzir o sal e, ao mesmo tempo, dá mais sabor aos alimentos e preparações. Além disso, proporciona melhor qualidade ao seu alimento.


Confira a receita de sal verde:

2 colheres de sopa de salsinha seca;
2 colheres de sopa de orégano seco;
2 colheres de sopa de manjericão;
2 colheres de sopa de alecrim seco;
2 colheres de sopa de gergelim tostado;
1 colher de chá de sal marinho ou sal grosso.

Bata tudo no liquidificador. Coloque em um saleiro ou pote para servir.

FONTE: Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário