segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Proteínas de água salgada

Os peixes podem ser consumidos livremente em todas as fases da Dieta Dukan, se você não for alérgico e gostar deste tipo de alimento é interessante consumi-lo ao menos 2 vezes na semana segundo a American Heart Association.

Fonte de proteínas de alto valor biológico, assim como demais alimentos de origem animal, os peixes ainda possuem um menor teor de gordura quando comparado à carne bovina e suína, são ricos em ômega 3 e são boas fontes de vitaminas e minerais como vitamina A, E, D e os minerais Potássio, Magnésio, Ferro, Fósforo, Iodo e Selênio.

O tipo de gordura predominante nos peixes é a poliinsaturada diferentemente das carnes vermelhas, as quais contêm uma alta proporção de gordura saturada, que quando consumida em grande quantidade, pode ser prejudicial para o coração.

Dentre as "famílias" de gordura poliinsaturada, destaca-se o ômega 3, devido aos grandes benefícios proporcionados à nossa saúde, como: diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame), redução da pressão arterial, ação anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.

O ômega 3 está presente, em maior quantidade, nos peixes de águas salgadas e frias, como: atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces, também apresentam ômega 3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.

Na hora da compra é importante reconhecer se um peixe está fresco e já duas formas básicas para fazer isso: pelo cheiro e pela aparência. Desconfie daqueles que estiverem com odor ácido e desagradável. Quanto ao visual, compre apenas os que tiverem a pele brilhante, olhos transparentes e úmidos. Se estiver procurando filés e postas, opte pelos de coloração uniforme, com carne levemente transparente e úmida.

Separamos alguns peixes de água salgada com sugestões de preparo:

Anchova
Comprada em filés ou postas, pode ser assada, cozida, com molhos.

Atum
Carne de cor vermelha, com poucas espinhas, pode ser consumido cru, cortado em fatias finas com shoyu light e pode ser preparado em postas, cozido ou grelhado.

Badejo
Carne branca e macia, com poucas espinhas – em postas, faz se a moqueca de badejo, pode se assar na grelha; se cortado em filés pode ser utilizado como recheio de tortas.

Cação
Carne branca e firme, com cartilagem. Adquirido em postas, pode ser preparado em ensopados, grelhados ou assados.

Linguado
Carne branca e magra sem espinha. Adquirido inteiro ou em filés, pode ser assado ou grelhado. Se desfiado pode ser utilizado no preparo de bolinhos, suflês e tortas.

Namorado
Carne branca, quase sem espinhas. Se comprado inteiro, pode ser assado inclusive com recheio; em postas pode ser cozido.

Pescada
Carne branca com poucas espinhas, muito consumido em filés que podem ser empanados com farelo de aveia ou recheados.

Robalo
Carne branca e sem espinha. Adquirido inteiro ou em postas, pode ser recheado inteiro e depois assado. Em postas pode ser cozido, ensopado em moquecas.

Salmão
Carne rosada e pouca espinha. No Brasil é encontrado fresco, defumado, ou em conserva; em filés, pode ser assado, grelhado. Em conserva, pode se desfiar e fazer patês com maionese Dukan (A receita da maionese Dukan fica na sessão Despensa do site), pode ser servido grelhado com saladas e também utilizado em recheios de panquecas e tortas.

Sardinha
Carne branca, espinha mole fácil de tirar. Adquirida inteira, pode ser assada e também servida ao molho ou grelhada.





FONTE: Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário