segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Alimentos Termogênicos e Dukan

Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão gastam mais de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento. As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.





Mas cuidado para não exagerar no consumo dos alimentos termogênicos. Consumidos em grandes quantidades, podem levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Pessoas hipertensas e/ou com problemas cardíacos devem ter cuidados redobrados, pois alguns desses alimentos aceleram os batimentos cardíacos. Por sua influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas na tireoide.


Água gelada: Auxilia na queima de calorias, pois assim que a ingerimos, o organismo precisa gastar energia para elevar a temperatura corporal, até chegar novamente na tida como ideal, que é 36º e 37ºC. Recomenda-se o consumo de 8 a 10 copos por dia.


Alimentos com ômega 3: Peixes como o salmão e a sardinha e as oleaginosas são ricos em ômega 3, que auxilia na retenção de líquidos e no aumento do metabolismo basal.


Cacau: Contém polifenóis e cafeína que são propriedades antioxidantes e estimulantes do cacau.


Café: Contém cafeína, estimulante e termogênico natural, que auxilia a se manter em estado de alerta. Mas cuidado para não exagerar! Ou você pode sofrer com problemas do estômago, insônia e ansiedade. O ideal é consumir até 3 xícaras por dia.


Canela: Melhora o sistema imunológico, tem ação estimulante, auxilía na digestão e combate a flatulência. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá, no caso da canela em pau. A canela pode ser utilizada na preparação de doces, em chás, cafés e no tempero de carnes.


Chá de hibisco: É um poderoso antioxidante, que tem propriedades que retardam o envelhecimento da pele e auxiliam nas funções intestinais. É indicado um litro do chá ao longo do dia.


Chá-verde: Previne doenças e auxilia no funcionamento do trânsito intestinal, acelera o metabolismos e ainda ajuda na desintoxicação e na retenção de líquidos e dos radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento. É indicado um xícara de chá antes das refeições.


Gengibre: Pesquisas apontam que seu consumo regular pode acelerar o metabolismo em até 20%, assim como as pimentas. O gengibre também auxilia na digestão e ajudando nos enjôos. Pode ser usado cru, refogado, em forma de chá ou suco.


Linhaça: Auxilia na perda de peso ao acelerar o metabolismo. Regulariza o intestino e elimina o excesso de líquido corporal. Pode ser adicionada à salada de frutas, sucos e iogurtes.


Mostarda em grão ou pó: Acelera o metabolismo e aumenta a temperatura do corpo. E ainda é rico em tumérico, um componente ativo que deixa mais lento o crescimento do tecido gorduroso.


Pimentas Vermelhas: Rica em capsaicina, que de acordo com estudos realizados, acelera o metabolismo em até 20 % ao ser consumida frequentemente na quantidade de 3gramas por dia. Pode ser utilizada como tempero de pratos quentes e em saladas.


Vinagre de Maçã: O ácido acético presente neste alimento, ajuda a acelerar o metabolismo e a diminuir a velocidade que o alimento passa do estômago para o intestino, aumentando a saciedade.


O ideal é consumir estes alimentos sob o acompanhamento e orientação de um profissional capacitado da área da saúde, que determinará o alimento termogênico mais indicado, especificando as quantidades a serem ingeridos e os horários mais adequados, sempre de acordo com as características particulares de cada indivíduo.


Por mais que não possuam efeitos quando utilizados de maneira isolada, quando associados à dieta e ao exercício físico, esses alimentos podem ajudar a acelerar o processo de emagrecimento.

Fonte Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário