segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A importância da Carga Glicêmica Dieta Dukan

Ao ingerimos carboidratos, eles entram na corrente sanguínea em diferentes velocidades de acordo com as suas características de absorção e digestão pelo nosso organismo.


Essa velocidade pela qual os carboidratos são absorvidos pode ter impacto na nossa saúde uma vez que através de estudos científicos pode-se observar uma associação entre a ingestão de alimentos com alto Índice Glicêmico (IG) e aumento do risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e problemas do coração. Isso acontece pois alimentos de alto IG estimulam a liberação do hormônio Insulina, causando um desequilíbrio no organismo pois quanto mais rápido os níveis de açúcar no sanguem sobem, mais rápido estes níveis descem.


O que é Carga Glicêmica (CG):
CG é um indicador de qualidade e quantidade de carboidratos; ou seja, o quanto do alimento eleva a glicose sanguínea, portanto, a CG fornece uma noção mais real do efeito glicêmico de diferentes porções alimentares e isso é importante para não termos picos de hiperglicemia, mantendo assim o organismo em equilíbrio.


Para ter esse controle no nosso dia-a-dia é bem fácil, basta fazermos escolhas saudáveis!


O aumento no consumo de vegetais e legumes, na fase de cruzeiro, o consumo de frutas a partir da fase de consolidação, a escolha por produtos integrais, bem como o consumo limitado de batatas, arroz branco e açúcares e doces a partir da fase de estabilização definitiva são medidas que contribuem para reduzir a CG da dieta, além de proporcionarem um maior consumo de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.


Na fase de estabilização definitiva a pessoa tem direito a tudo, desde que varie a alimentação e fique atento à sua fome, conservando os bons hábitos da consolidação quanto às porções, evitando exageros, tendo bom senso.


O controle na quantidade consumida de alimentos processados e produtos de padaria é muito importante; pães integrais também auxiliam na redução da CG em sua alimentação!


Os laticínios representam opções de alimentos com baixo CG, fornecem vários nutrientes essenciais e deveriam, portanto, ser encorajados como parte de uma alimentação saudável, com ênfase nas escolhas com zero gordura.


Não existe uma pontuação diária específica recomendada para o IG e CG das dietas, e as modificações na alimentação devem ser adotadas no intuito de diminuir o IG em relação ao consumo habitual, para ter esse controle de maneira individualizada, consulte um Nutricionista.

Fonte: Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário