segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Como avaliar a quantidade de gordura dos alimentos

Diariamente nos deparamos com inúmeros produtos alimentícios no mercado e neste momento, pensamos: Qual deles é permitido para minha fase? De acordo com o Dr. Pierre Dukan, os laticínios 0% de gordura podem ser consumidos em todas as fases e sem restrição, e os que possuem até 7% de gordura, podem ser consumidos a partir da fase de cruzeiro, como alimentos tolerados – para os alimentos tolerados existe um limite diário de consumo: você pode escolher 2 porções de toda a lista destes alimentos. Ex: 1 iogurte com polpa + 1 colher de café de cacau em pó = 2 porções de alimentos tolerados ao dia. Toda a lista de tolerados fica em "minha cozinha" / "minha despensa" – e a partir da fase de consolidação, podem ser consumidos os queijos com até 40% de gordura. Vale a pena ressaltar que os laticínios com até 3% de gordura podem ser consumidos na fase de ataque somente quando não encontrar um 0% de gordura e, que os iogurtes com polpa de frutas, com aveia ou mel, são alimentos tolerados.





Para saber a quantidade de gordura presente no alimento, e desta forma, saber em qual fase pode ser ingerido, você precisa primeiramente, consultar o rótulo, verificar na Tabela Nutricional a porção utilizada e quantidade de gordurais totais e, em seguida fazer o cálculo. Para este cálculo, basta fazer uma regra de três, seguindo o passo a passo abaixo.


Se os dados nutricionais correspondem, por exemplo, a uma porção de 50 gramas e, nessa porção o produto tem 1,8g de gorduras totais, faça assim:


1º Passo:
50g do produto 1,8g de gorduras
100% do produto   X% de gorduras
2º Passo:
50g * X% = 100% * 1,8g
Logo, 1,8 x 100 / 50 = 3,6% de gordura




Neste caso, o produto apresentado pode ser consumido a partir da fase de cruzeiro, como um alimento tolerado, na quantidade de 30 gramas. Mas se você achou complicado este cálculo, tome como base, em último caso, o valor de referência diário (VD), que fica na coluna à direita da informação nutricional. Não é a melhor forma, mas em alguns casos o VD é bem próximo ao resultado da equação acima, e evita você ter que fazer o cálculo.


Com o objetivo de auxiliá-lo na busca de alimentos 0% de gordura, veja abaixo uma lista de alimentos pesquisados no mercado em março/2014.


Produtos 0% Gordura
Ioguret Natural - MOLICO®
Iogurte Natural Desnatado - Fazenda Bela Vista®
Iogurte Natural Desnatado - Vigor®
Queijo Tipo Cottage - Light - Balkis®
Queijo Tipo Cottage - Stímula - Balkis®
Queijo Frescal Ultrafiltrado - Zero - Danubio®
Requeijão Cremoso - Zero - Danubio®
Coalhada Desnatada - Atilatte®

Fonte: Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário