segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Uso da Linhaça em todas as Fases da Dieta Dukan


A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada na culinária. Rica em fibras, ácidos graxos e proteína, consuma-a preferencialmente sem a casca, triturada, para melhor aproveitamento do seu alto valor nutritivo. Além disso, dela é possível extrair o óleo de linhaça, que é rico em ômega 3, 6 e 9. Devido ao seu alto valor nutritivo é considerado alimento funcional.


A linhaça é fonte de ácidos graxos que são importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso central, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e determinados tipos de câncer e atuam ainda na redução de processos inflamatórios e doenças auto-imunes. A semente de linhaça também é rica em ácidos fenólicos, que agem como antioxidantes.


Como todos os vegetais, existem muitas variedades na mesma família. No que se refere à linhaça, a marrom e a dourada são as mais conhecidas. Ambas as variedades são praticamente idênticas nas propriedades nutricionais e terapêuticas sendo mínimas as diferenças, as quais, de um modo geral, são resultantes das condições de cultivo.


Benefícios


A linhaça, por conter grandes quantidades de fibras solúveis e insolúveis que além de melhorar o funcionamento do intestino, ajudam a controlar o açúcar no sangue e a diminuir o colesterol. Auxilia no emagrecimento, pois diminui o apetite devido à saciedade. Reduz doenças cardiovasculares, melhora a saúde do cérebro e tem ação anti-inflamatória porque é rica em ômega 3.


A linhaça também contém lignana, um fitoestrógeno que tem ação parecida com o estrógeno, o hormônio feminino que pode minimizar os sintomas da menopausa. Além disso, ela é rica em vitaminas A, B, D e E e minerais como o potássio (em concentração 7 vezes maior do que na banana!).


Uso


O grão pode ser consumido in natura, inteiro ou moído, acrescentado diretamente sobre alimentos tais como frutas, leite ou iogurte, ou pode também ser utilizado como ingrediente na preparação de pães, biscoitos, sobremesas e nas carnes. Há ainda o óleo de linhaça, rico em ácido α-linolênico, que pode ser utilizado em preparações prontas, como temperar saladas.


Dicas


Acrescente a linhaça sobre as folhas da salada, na massa do bolo, no iogurte ou bata no liquidificador com leite e frutas para fazer uma vitamina na hora do lanche ou café da manhã.


Na Dieta Dukan


Na Dieta Dukan, a linhaça pode ser consumida em todas as fases na quantidade de 1 colher de café por dia.

Fonte: Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário