segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Que tal uma Salada no Pote?

Muitas vezes ficamos tão sobrecarregados em nossas rotinas que sobra pouco tempo para pensar e planejar nossas refeições. Isso pode atrapalhar muito uma dieta, pois sem esse planejamento o risco de cometermos deslizes aumenta; se não há nada pronto ou fácil para comer, comemos o que está à mão e que muitas vezes não faz parte da dieta.


Uma excelente opção para por em prática a partir da Fase de Cruzeiro para evitar que isso ocorra é preparar a sua salada da semana, utilizando potes de vidro, que mantem o alimento fresco por mais tempo e são livres de BPA (Bisfenol A). Isso mesmo, se você souber monta-la da maneira correta será possível preparar a salada no final de semana e consumi-la ao longo de toda a semana. Ou seja, a salada pode ser preparada no domingo e consumida até a sexta-feira ainda fresca e saborosa. Para isso, é muito importante monta-la em camadas dentro do pote de vidro da seguinte maneira:


1. No fundo do pote, coloque o molho, a dica é colocar até um dedo de molho para a salada não ficar muito encharcada;
2. Na camada 2 vão ingredientes que não se alteram em contato com o molho como legumes mais pesados crus ou pré-cozidos;
3. Na camada 3 vão os alimentos mais pesados mas que não podem estar em contato com o molho, como o tomate picado;
4. A última camada pertence ás folhas que devem ser cortadas em tiras. A 4º camada deve ser a mais generosa, deve ocupar a metade do pote mas utilize as folhas bem secas pois se estiverem molhadas podem não durar o tempo desejado.
Feito isso, feche bem o vidro e só abra o pote novamente quando for consumir a salada!


Dicas para as camadas segundo as fases de Cruzeiro e Consolidação:





Camada 1
• Vinagre de maçã + 3 gotas de azeite (1 tolerado) + sal e pimenta do reino á gosto;
• Iogurte 0% natural batido com mostarda light;
• Iogurte 0% natural batido com cebolinha + sal e pimenta do reino á gosto;
• Vinagre balsâmico + 3 gotas de azeite (1 tolerado) + 1 colher de chá de semente de chia (1 tolerado)


Camada 2
Cebola, pepino, pimentão, cenoura, rabanete, chuchu, beterraba, vagem, nabo, alho-poró, tofu. A partir da Fase de Consolidação acrescente feijões, grão de bico, lentilha, batata.


Camada 3
Tomate comum, tomate cereja, cogumelos, brócolis, couve-flor, linhaça, chia, couve-de-Bruxelas, palmito, broto de feijão, broto de soja. A partir da Fase de Consolidação acrescente ervilha, milho, nozes, castanhas, morango, kiwi, abacaxi, manga, uva passa, damasco.


Camada 4
Alface crespa, alface lisa, alface roxa, repolho, chicória, agrião, rúcula, acelga, espinafre.

Fonte Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário