segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sobre os alimentos industrializados

Nas últimas décadas, foi possível observar mudanças nos hábitos alimentares na população de diversos países, esse processo de mudança nos padrões alimentares pode ser chamado de transição nutricional e ocorreu devido a inúmeros fatores, entre eles o advento da industrialização, as descobertas sobre técnicas de conservação dos alimentos e o surgimento da alimentação tipo fast food.





Essas decobertas afetaram muito a qualidade do alimento e seu valor nutricional e com o passar dos anos pôde-se verificar que esses novos hábitos adotados começaram a ter influência no surgimento e/ou agravamento de algumas doenças crônicas como Diabetes, Hipertensão Arterial e Doenças Cardiovasculares. Muitos dos alimentos industrializados caracterizam-se por serem pobres em vitaminas, minerais e fibras, extremamente calóricos, ricos em açúcares, gorduras e principalmente sódio.


Um alto consumo de sódio está relacionado a pessoas que sofrem de hipertensão arterial (pressão alta) mas também é prejudicial para a população em geral a fim de evitarmos uma pressão sanguínea elevada e suas consequências para a saúde.


A Organização Mundial da saúde recomenda o consumo máximo de 2g de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (lembrando que 40% do sal é composto de sódio), para simplificar, tenha como base que uma tampa de caneta Bic® cheia de sal equivale a 1g.


Estudos mostram que o consumo de sal pelos brasileiros é de cerca de 12 g/dia, ou seja, muito além do recomendado. Portanto, em pró de nossa saúde devemos evitar abusar do consumo de alimentos ricos em sódio, tal como molhos prontos, shoyo, caldos concentrados, temperos prontos, enlatados (extrato e molho de tomate, milho, ervilha), conservas (picles, azeitonas, aspargos, palmito), embutidos (salsicha de aves, presunto light, peito de peru light, defumados) e queijos não frescos em geral.


Além disso, é recomendado utilizar temperos naturais para o preparo das refeições e evitar cultivar o hábito de adicionar mais sal na comida depois de pronta, o que ocorre com mais frequência quando nos alimentamos fora de casa, em restaurantes.


Por fim ressaltamos a importância de lermos os rótulos dos alimentos, a informação da quantidade de sódio contida no produto é um item obrigatório e deve constar em todos os tipos de produtos.


Na dúvida, prefira alimentos naturais!


A partir da fase de cruzeiro faça seu próprio molho de tomate, evite consumir conservas com frequência. O peito de peru e presunto light são permitidos em todas as fases mas reflita se não está consumindo uma quantidade muito grande e prefira temperos frescos ou secos ao invés de usar temperos prontos, todos os temperos naturais podem ser consumidos na Dieta Dukan, que além de coloridos e saborosos, deixarão seus pratos mais saudáveis!

Fonte: Dieta Dukan Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário