segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Proteína de água doce

Os peixes são ricos em ômega 3, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, têm ação anti inflamatória, contribuem no tratamento da depressão, ansiedade e alterações do sono, hipertensão arterial, aliviam dores de artrite reumatóide, protegem a pele contra raios Ultra Violeta, reduzem o desconforto da TPM, favorece a memória, auxiliam na diminuição do colesterol e no combate à diabetes. O ideal é procurar consumir, em torno de 2 a 3 porções por semana para que estes efeitos benéficos sejam atingidos.


Na dieta, os peixes podem ser consumidos sem restrições em todas as fases. É importante tomar cuidado com a forma de preparo, pois os pratos fritos não podem ser consumidos. Consuma-os assados e cozidos.


Na hora da compra é importante verificar o estado de conservação e apresentação dos peixes. As escamas devem estar brilhantes, firmes e presas ao corpo. As guelras devem estar úmidas e com tom de vermelho vivo, os olhos devem estar brilhantes, claros, firmes, a carne deve ter a cor branca ou rosada, ligeiramente brilhante, e deve estar firme e elástica. Em relação ao odor, deve ser agradável, não muito forte ou um azedo agudo, parecido com iodo ou amônia, que é sinal de vencido. O ventre do peixe não deve estar estufado.


Segue abaixo alguns peixes de água doce que podem ser consumidos na dieta:

Dourado: Carne branca e com muitas espinhas. Pode ser preparado inteiro ou em postas.

Pintado, Surubim, piracajara, pirapara: Carne rosada com poucas espinhas. Pode ser consumido grelhado ou assado na brasa. Inteiro ou em postas.

Traíra: Carne branca e com muitas espinhas. É comum consumir grelhado.

Tucunaré, sarabiana: Tem poucas espinhas. É consumido assado e ensopado.

Tilápia: Também conhecido como Saint Peter, é um peixe de sabor marcante. Tem poucas espinhas e baixo teor de gordura. Pode ser consumido grelhado.

Pintado: Com carne branca, geralmente é feito na brasa. Tem sabor forte e marcante. Tome cuidado com as espinhas.

Tambaqui: Peixe de carne mais mole e macia. Pode ser consumido grelhado.

Truta: É um peixe de sabor mais suave. Pode ser consumido grelhado.

Pirarucu: É um peixe de carne mais rígida, por isto é bastante indicado em preparações cozidas. É normalmente usado em moquecas e ensopados.

FONTE: Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário