segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Tenha uma alimentação adequada no verão



O verão é uma das estações do ano mais esperada por todos! Para aproveitar de forma saudável as altas temperaturas, é necessário ter alguns cuidados com a alimentação, a saúde e a hidratação do organismo.


Com o aumento de temperatura no verão, nosso corpo necessita de maior hidratação, visto que a perda de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. Temos então neste período a maior necessidade de repor água, vitaminas e sais minerais.


A hidratação deve ser constante por isso não deixe para consumir água só quando sentir sede. A sede já é caracterizada como um sinal de que nosso corpo está desidratado. Vale lembrar que além da água, podemos consumir chás naturais gelados e sucos em pó diet (sem açúcar e sem calorias) em todas as fases da dieta e sucos naturais a partir da fase de consolidação.


As temperaturas elevadas normalmente provocam inibição da fome, o que não é saúdavel. Esta falta de apetite pode levar a jejuns prolongados que é caracterizado como um aspecto ruim, pois o organismo pode ficar fraco e debilitado durante este período. Tente se alimentar sempre que possível.


Em fase de cruzeiro, dias de PL (proteínas + legumes) aumente o consumo de saladas cruas, elas são excelentes fontes de vitaminas e evite acrescentar molhos cremosos, pois alguns contêm alto valor calórico. O ideal é a utilização de limão como tempero e ervas, como manjericão, hortelã e alecrim. Consuma alimentos mais leves como queijo zero e frios, como peito de peru e presunto magro, que são alimentos permitidos em todas as fases. Na fase de consolidação lembre-se das frutas!


O cuidado na preparação dos alimentos é um fator muito importante, pois no verão a proliferação de bacterias é muito maior devido às altas temperaturas, podendo causar contaminação dos alimentos, então fique atento!


- Lembre-se que as bebidas alcoólicas, que são frequentemente consumidas nesta época possuem alto teor de calorias, podendo ser consumidas somente na fase de consolidação nas “Refeições de Gala”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário