segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dica para Fase Consolidação - Use o Amaranto :-)

O amaranto é um grão da família Amaranthaceae, originário do Peru. Sua fácil adaptação em diferentes condições climáticas, junto com as suas qualidades nutricionais e funcionais, aumentam o interesse em introduzi-lo na nossa cultura brasileira.


Sua semente é uma importante fonte de proteínas, cálcio biodisponível (aquele que possui melhor absorção no organismo), zinco, fósforo, além de ter oito vezes mais ferro do que o trigo, entre outros nutrientes. Este alimento contribui indiretamente para a perda de peso, isto porque ele é rico em fibras, nutriente que ao ser ingerido em quantidades adequadas proporciona saciedade e também contribuem para o melhor funcionamento do intestino.





Muitas pesquisas realizadas, tanto no Brasil como em outros países, vêm mostrando o potencial do amaranto na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e na regulação da pressão arterial. E os benefícios não param por aí, o amaranto tem um diferencial, ele não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten).


O amaranto é vendido em três formas: flocos, farinha e em grãos, atualmente é um produto facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e mercados. O amaranto em forma de flocos naturais pode ser consumido com frutas e iogurte no café da manhã, utilizado como ingrediente na fabricação de pães, bolos e doces, além de ser incorporado em sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces e salgados.


Pelo fato de quase não conter gosto, o que é muito bom, a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações. Apesar do grão do amaranto ter um pouco mais de 1mm, é possível fazer pipoca dele. Basta levar ao fogo, sem nenhum tipo de óleo, por alguns segundos até que o grão fique branco, depois e só temperar com sal.


Consumo na dieta Dukan

O amaranto pode ser consumido a partir da fase de consolidação em substituição a porção do pão integral (permitido na quantidade de 2 fatias ao dia) na quantidade de 1 xícara de amaranto cozido.

Fonte: Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário