O Ágar-ágar – também conhecido como ágar ou kanten é um gelificante proveniente de algas, de uso centenário. Acredita-se que o seu processo de produção começou no Japão por volta de 1650, não apenas para uso culinário como também para usos científicos. Ainda hoje essa gelatina continua a ser extraída através de um processo de fervura de algas vermelhas (Gelidium sp.).
Alimento Rico em Fibras
Essa gelatina natural por vezes é usada como laxante, devido ao seu alto conteúdo de fibras solúveis – chega até aos 94,8% de fibra, ajudando de uma maneira natural o organismo funcionar melhor. Também por causa da alta quantidade de fibra, acaba por diminuir o apetite e por fazer uma pessoa se sentir cheia por muito mais tempo.
Ele absorve a glicose ainda no estômago, fazendo com que passe muito rápido pelo sistema digestivo, o que inibe a retenção e armazenamento de gordura em excesso. O ágar também absorve a bile, o que faz com que o corpo dissolva mais colesterol, ajudando assim não apenas para perder peso mas também na saúde em geral.
Ágar-ágar na Dieta
Em termos de dieta, o ágar é um curinga: praticamente não tem calorias, nem carboidrato, açúcar ou gordura. Tem muita fibra, ajuda a saciar o apetite e depois de preparado contém bastante água, o que ajuda a manter o corpo hidratado. Sem sabor, cor ou odor, é fácil de ser usado na culinária, permitindo que quem está fazendo dieta possa consumir sobremesas, que além de serem permitidas, são também saudáveis para o organismo.
Gelatificante Natural
Uma das grandes curiosidades do ágar é que o seu poder gelificante é dez vezes superior ao da gelatina de origem animal, sendo que apenas uma pequena quantidade é suficiente para solidificar uma grande quantidade de líquido. Muita atenção, pois usar quantidades superiores de ágar numa receita pode resultar em algo intragável, por isso siga sempre as proporções indicadas.
O ágar também tem a curiosidade de solidificar em temperatura ambiente, não sendo preciso ficar obrigatoriamente na geladeira para ser consumido. Assim, você pode levar com você para o trabalho ou onde precisar, para servir como um lanchinho quando tiver fome, sabendo que não vai derreter com o calor
Acabei de postar uma receitinha que fiz usando ele, chama-se Manjar dos Deuses, também publiquei em Gente Feliz com Dukan
Nenhum comentário:
Postar um comentário